Homenagens marcam noite de entrega de certificados de conclusão de curso da EGC EGC - Notícias

Foram entregues, na noite de segunda-feira (05/09), os certificados de conclusão do curso de pós-graduação em Formação Política do Estado (Turma 715-002), da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O curso, conduzido integralmente na modalidade on-line, reuniu 25 alunos. Desses, 15 receberam o certificado no evento, que contou com a presença de seus convidados.

 

Participou da entrega dos certificados o chefe de gabinete da EGC, professor-doutor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Vieira de Araújo, o assessor jurídico do TCMSP e professor da Escola, Silvio Gabriel Serrano Nunes, e o coordenador de eventos e auditor da Casa, Valdir Buqui. O presidente do TCMSP, conselheiro João Antonio da Silva Filho, deixou uma mensagem em vídeo devido a sua ausência ocasionada por um evento internacional. O conselheiro parabenizou a turma e lembrou que os desafios foram vencidos graças ao uso de recursos tecnológicos e de técnicas de educação a distância. "Desejo, especialmente aos alunos, um futuro brilhante", estimou o presidente.

  
Presidente do TCMSP, conselheiro João Antonio da Silva Filho,
deixou uma mensagem em vídeo

Araújo discursou em nome da diretora-presidente da EGC, Ana Carla Bliacheriene, que também está em evento internacional, representando a instituição: "Temos aqui a formação de pessoas que agora retornam com esse conhecimento para a sociedade, para gerar o impacto que a sociedade espera de cada um de nós. Quando estamos aqui como servidores públicos, oferecendo algum tipo de recurso para a população, a população também tem essa expectativa que a gente retorne, que dê algum impacto, algum resultado e que a sua qualidade de vida seja melhorada. Essa reflexão é riquíssima. E um curso como esse que vocês fizeram gerou esse espaço de reflexão", declarou o chefe de gabinete, desejando muito sucesso aos formandos.
 

 
Prof. Dr. Luciano Vieira de Araújo

O professor Silvio lembrou que as sementes do curso Formação Política do Estado começaram a germinar durante um curso de extensão. "Tenham a certeza que sempre que estivermos na coordenação científica, apresentaremos e nos esforçaremos para o conhecimento dos clássicos e a respectiva possibilidade, sem cairmos em anacronismos científicos, de nos enriquecermos de referências teóricas para a compreensão dos desafios éticos, políticos, administrativos e jurídicos nas mais diversas matrizes, tradições e escolas filosóficas, desde Edmund Burke a Karl Marx, compreendendo o espectro de pluralidade que só o prisma da democracia, em seu pleno espetáculo, nos permite vislumbrar", disse.

 

 
Prof. Silvio Gabriel Serrano Nunes

Após a entrega dos certificados, um dos alunos, Jeferson Almeida, pediu a palavra em nome da turma e deixou claro sua satisfação em olhar para cada um pessoalmente. "Abro um parêntese para reforçar a importância de termos a Escola de Gestão e Contas que mantém em seu portfólio seis cursos diferentes de pós-graduação, entre especialização e aperfeiçoamento, e mais de 70 cursos de extensão. Com o advento da pandemia, a Escola de Gestão e Contas não se intimidou: agiu rapidamente e adaptou todos os seus cursos de extensão, palestras, seminários e pós-graduações para o formato on-line. A equipe que assumiu a gestão desta Escola a partir de fevereiro do corrente ano, liderada pela competentíssima professora Ana Carla Bliacheriene, tornou o que era bom algo ainda melhor, estabelecendo parcerias com órgãos como o IRB (Instituto Rui Barbosa), a própria Universidade de São Paulo, de onde o professor Luciano e a professora Ana Carla são egressos, e diversos outros tribunais de contas espalhados pelo Brasil, inclusive o TCU (Tribunal de Contas da União). Merece destaque ainda a inauguração da escola digital, EGC Digital no TCMSP, e a apresentação da Escola de Gestão e Contas no metaverso. Além disso, o PPP (Projeto Político-Pedagógico) que foi construído de forma democrática e colaborativa, envolvendo consultas à comunidade acadêmica da EGC e aos servidores deste Tribunal. É dessa instituição que fazemos parte, meus caros, uma Escola de Gestão e Contas digital, inovadora e que adota um modelo de gestão democrática do conhecimento", argumentou.

 
Jeferson Almeida

Encerrada a cerimônia, o coordenador Valdir Buqui levou os presentes para um tour pelas áreas da EGC e reafirmou que as portas da Casa continuam abertas a todas as alunas, a todos os alunos e à sociedade como um todo.
 

 
Coordenador Valdir Buqui com os alunos e as alunas da pós-graduação.