Inovação na Gestão Pública: motivações, aplicações e meios EGC - Cursos Inscrições Abertas

OBJETIVO GERAL DO CURSO

A introdução de inovações tem um papel importante no aperfeiçoamento da gestão, e na satisfação dos cidadãos e beneficiários das políticas públicas. Este curso apresenta as motivações e os meios para inovar no setor público, abordando tópicos de cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e desafios de aplicação, que serão discutidos por um grupo de especialistas e servidores públicos que vivenciaram o tema.  

 

MODALIDADE: ON-LINE 

PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA AULAS CRONOGRAMA DIA DA SEMANA HORÁRIO VAGAS PROFESSOR(A)
ORGANIZADOR(A)
INSTRUTOR(A)
Servidores(as)  públicos e cidadãos(as) interessados no tema 10 horas 4 17, 19, 24, 26/09 3ª e 5ª feiras Das 18h às 20h30 350 Rosane Keppke e convidados(as)

 

Fazer inscrição

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Aula 1 (17/09/24). O cidadão no centro das estratégias de inovação (Silvio Rocha da Silva).

  • Aula 2 (19/09/24). A inovação continuada na gestão pública (José Antonio Carlos e Roberto Meizi Agune). Transformação digital e cultural na gestão pública (Nilton Gomes de Moraes e Rosane Keppke).

  • Aula 3 (24/09/24).  Novas agendas e novas formas de ofertar políticas e serviços públicos (Rosane Keppke e José Frederico Meier). A Nova Lei de Licitações e Contratos públicos (Alessandra Mara C. Sales).

  • Aula 4 (26/09/24). O ambiente de inovação e os agentes públicos (Eliete Brito Santos e Maria das Graças Ferreira).
     

METODOLOGIAS

  • Estudos de caso
  • Sala de Aula Invertida
  • Aula Expositiva

 

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

As aulas são transmitidas pelo aplicativo Teams, e suas gravações ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/copy_of_rede-transformagov-esta-na-lista-de-iniciativas-do-observatorio-de-inovacao-no-setor-publico-da-ocde

ENAP. Casoteca: Inovação. https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/135

_____. Rede InovaGov. https://inovagov.enap.gov.br/library

FIEL F., A.; RODRIGUES, C. E.; FERREIRA, M. G.; KEPPKE R. S. (Orgs.) Inovação na Gestão Pública: cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação. São Paulo: Sarvier, 2023.

 

AVALIAÇÃO

Frequência mínima de 75% das aulas. Participação nos chats de discussão.

 


BREVE CURRÍCULO
 

Alessandra Mara Cornazzani Sales. Advogada, pregoeira, assessora do gabinete da Presidência e professora convidada da Escola de Gestão e Contas, ambos do TCMSP. Pós-graduada em Avaliação dos Negócios Governamentais pela FEA-USP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie. Membro da Comissão de Infraestrutura do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário.

 

Eliete Brito Santos. MBA em Gestão Empresarial e consultora na área.

 

José Antonio Carlos. Professor da FIA – Fundação Instituto de Administração. Consultor e palestrante nas áreas de gestão do conhecimento e inovação organizacional. Criador e curador do site “Observatório do Conhecimento” que analisa impacto das novas tecnologias e métodos sobre o setor público.

 

José Frederico Meier. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, com Pós-Graduação em Administração Industrial, Gestão Financeira e Economia do Setor Público. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo e Diretor Administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP). Atualmente é assessor e professor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 

Maria das Graças Ferreira. Mestre em Gestão Estratégica em Organizações Públicas, graduada em Assistência Social e Direito. Consultora de gestão organizacional e gestão estratégica, professora universitária.

 

Nilton Gomes de Moraes. Mestre em Tecnologias Ambientais, professor universitário e gerente da SABESP.

 

Roberto Meizi Agune. Consultor, palestrante e docente em inovação no setor público. Foi coordenador da Assessoria de Inovação em Governo – iGovSP, foi superintendente da FUNDAP, é arquiteto e urbanista especializado em Administração e Planejamento Urbano pela FGV.

 

Rosane Segantin Keppke. Pesquisadora do IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduada e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Professora do ensino superior. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é colaboradora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.
 

Silvio Rocha da Silva. Mestre em Engenharia da Computação, Gestor de TIC da SABESP.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS E EVENTOS.