A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promove a exibição do filme de curta metragem Aristocrata Clube, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A apresentação do filme será nesta segunda-feira (25/11), a partir de 14 horas, no auditório da EGC. O documentário registra a história do maior clube da comunidade negra do Brasil, fundado por afrodescendentes que não aceitavam a segregação e o racismo.
Essa atividade será seguida de aula-exposição sobre o tema conduzida por Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira, doutor em Educação e coordenador pedagógico na Rede Pública Paulistana. A mediadora do evento será Samira Saleh, mestre em Educação e docente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.
A formação pedagógica é dirigida principalmente aos participantes do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC), resultado de parceria entre a EGC e Secretaria Municipal de Cultura (SMC), além de servidores públicos; ativistas de direitos humanos, produtores culturais e pessoas interessadas no tema. A ação busca fomentar o diálogo sobre produções audiovisuais, igualdade racial e direitos de pessoas negras.
O documentário Aristocrata Clube é dirigido por Jasmin Pinho, Aza Pinho e Fabio Amarante e sua exibição faz parte das atividades do projeto Cineclube da Escola, iniciativa cultural promovida pela EGC, em parceria com a SPCine, empresa de cinema e audiovisual ligada à SMC.