EGC sedia festa de 35 anos da Escola do Futuro/USP EGC - Notícias

 

O auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi o palco escolhido para as celebrações dos 35 anos de existência do NACE (Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação) Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (EF-USP).

O evento comemorativo aconteceu nesta quinta-feira (28/11), reunindo a comunidade acadêmica e autoridades para a exposição do tema “Encontros & Futuros: reinventando a educação na era da hiperconectividade”. Os organizadores do evento destacaram a oportunidade especial para dialogar sobre os desafios para o ensino e aprendizagem, diante dos acelerados avanços tecnológicos. O tema desse encontro reforçou a ideia de que a educação deve ser um espaço para a constante transformação, ao permitir que o encontro de ideia, pessoas e tecnologias sirva de guia para um futuro mais inclusivo, inovador e mais conectado.

Na abertura, o conselheiro do TCMSP João Antonio da Silva Filho, também conselheiro supervisor da Escola de Superior de Gestão e Contas Públicas, fez uma saudação especial pelas comemorações dos 35 anos de criação do NACE Escola do Futuro/USP acontecerem justamente na EGC.

Em sua manifestação, João Antonio declarou que “o futuro da educação envolve a ligação do conhecimento consolidado com novas formas de difusão, desde que as redes, a internet, e os mecanismos de produção e distribuição de informação mudaram de parâmetro. Vários paradigmas foram quebrados. Esse é o desafio que se coloca: para onde ir e em quais meios depositarmos confiança. Mas esse debate é para resolver conceitos e apontar para novos rumos e novas ideias. Nesse sentido, desejo sucesso a todos os participantes desse evento”.

Da mesma forma. o diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, destacou a importância e o privilégio de que a escola de governo do TCMSP fosse o espaço escolhido para receber as comemorações pelos 35 anos da Escola do Futuro/USP. Segundo Panato, o estreitamento de laços acadêmicos entre a EGC e a USP teve como ponto de partida uma formação feita pela Escola e dirigida aos servidores da universidade na área de Licitações e Contratos Administrativos. Em seguida, ele apontou as competências e atividades promovidas pela EGC, agradeceu a presença dos representantes da comunidade universitária, almejando êxito na realização do evento.

Um dos momentos de destaque das festividades foi a palestra sobre a temática “Escola do Futuro USP 35 anos - Derrubando os muros da universidade”, apresentada pela professora Brasilina Passarelli, diretora do Núcleo Apoio à Cultura e Extensão da Escola do Futuro/USP. Na ocasião também foram prestadas homenagens aos professores Fredric Michael Litto, falecido neste ano, e Marcos Formiga, os fundadores da Escola do Futuro, em 1989.

O NACE Escola do Futuro/USP promove atualmente pesquisas a respeito da interconexão do mundo contemporâneo hiperconectado, como a Internet das Coisas (IOT), o Big Data e a Inteligência Artificial (IA) e seus impactos no ensinar e no aprender, entre outras iniciativas acadêmicas de expressão.

Confira aqui a íntegra do evento da Escola do Futuro/USP na EGC

 

  

 
Conselheiro do TCMSP João Antonio da Silva Filho, também conselheiro
supervisor da Escola de Superior de Gestão e Contas Públicas
 


Diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato
 


Professora Brasilina Passarelli, diretora do
Núcleo Apoio à Cultura e Extensão da Escola do Futuro/USP
 


Professor Marcos Formiga, um dos fundadores da
Escola do Futuro, em 1989
 


Professor Fredric Michael Litto, falecido neste ano,
fundador da Escola do Futuro