A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), braço educacional do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), promoveu duas aulas inaugurais e lançou a Semana de Integração, na terça-feira (03/02), voltada para as alunas e os alunos dos cursos de pós-graduação mantidos pela instituição. O evento de boas-vindas, realizado na parte da manhã no plenário do TCMSP, reuniu alunas e alunos da especialização em Direito Administrativo e em Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas. Já o da noite, recebeu os ingressantes em Políticas Públicas.
Entre os presentes estavam João Antonio da Silva Filho, conselheiro do Tribunal e conselheiro supervisor da EGC; Ricardo Panato, diretor-presidente da Escola; e Rubens Chammas, chefe de gabinete da presidência do Tribunal. Também prestigiaram a iniciativa Angélica Fernandes, chefe de gabinete do conselheiro João Antonio, Danielle Bello, chefe de gabinete da Escola Superior de Gestão e Contas, Gilson Piqueras, diretor acadêmico da EGC, diversos professores dos cursos e equipe administrativa.
Durante sua fala, o conselheiro supervisor da EGC destacou que "a cada ano, a procura pelos nossos cursos de pós-graduação da EGC cresce de forma expressiva. Reflexo direto da elevação e qualificação do corpo docente, da atuação de especialistas reconhecidos e da sólida estrutura acadêmica oferecida à comunidade discente".
Dentro dessa perspectiva, a Escola segue na missão coletiva de fortalecer a gestão pública, qualificar o debate público, ampliar a capacidade de resposta do Estado e da sociedade de participar ativamente da construção das políticas públicas da nossa cidade.
“Mais do que conteúdos, a proposta é que possamos oferecer aqui uma experiência de formação. Nosso Projeto Político-Pedagógico e nosso Plano de Desenvolvimento Institucional guiam tudo aquilo que é feito aqui: educação ao longo da vida, interdisciplinaridade, pluralidade, planejamento participativo, inovação e metodologias ativas. Isso significa que vocês não estarão aqui apenas para ouvir, estarão aqui para pensar, aplicar, experimentar, pesquisar, debater e construir coletivamente”, declarou o diretor-presidente da EGC em seu momento de fala.
Danielle Bello, chefe de gabinete da Escola, seguiu o mesmo caminho em sua fala quando reforçou à turma de Políticas Públicas o papel que academia, gestão pública e sociedade devem trilhar. “A partir de hoje, vocês entram em uma comunidade de aprendizagem que acredita no serviço público como ferramenta de transformação social, e que reconhece a importância de servidores e servidoras, especialistas e cidadãos e cidadãs para enfrentar os tantos desafios que temos. E é por isso que os cursos e as atividades da EGC são pensados para dialogar com a cidade, com seus desafios, com suas complexidades e com os caminhos possíveis para torná-la um território mais equilibrado e sustentável, menos desigual”.
Deste modo, foi declarado aberto o ano letivo dos cursos de pós-graduação da nossa Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, que segue a Semana de Integração com palestra virtual sobre o tema "Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia para a pesquisa acadêmica", na quarta (04/02), e com aulas abertas presenciais, ministradas pela professora Eunice Prudente, sobre "Burocracia e Direito à Cidade: equidade racial nas políticas urbanas" e "Políticas Públicas e Cidadania: Caminhos para a Equidade Racial e Social".
Evento de boas-vindas realizado na parte da manhã no plenário do TCMSP
João Antonio da Silva Filho, conselheiro do Tribunal e
conselheiro supervisor da EGC
Rubens Chammas, chefe de gabinete da presidência do Tribunal
Angélica Fernandes, chefe de gabinete do conselheiro João Antonio
Ricardo Panato, diretor-presidente da Escola Superior de Gestão e Contas
Danielle Bello, chefe de gabinete da Escola Superior de Gestão e Contas
Gilson Piqueras, diretor acadêmico da EGC
André Galindo, coordenador da Pós-graduação
Professores da Escola Superior de Gestão e Contas
Professores da Escola Superior de Gestão e Contas
Novos alunos