EVOLUÇÃO DA ISO 9001

Evolução da norma ISO 9001: uma análise comparativa
 

A ISO 9001 é uma norma interacional que estabelece requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade e é aprovada pela “Organização Internacional para Padronização” (ISO), organização não-governamental fundada em 1947. O Brasil está representado na ISO pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que foi uma das suas entidades signatárias.
 

 A ABNT, entidade privada sem fins lucrativos fundada em 1940, é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e possui em sua estrutura diversos Comitês Técnicos, sendo que na área da qualidade há o CB-025 – Comitê Brasileiro da Qualidade, responsável pela tradução e adaptação das normas da família ISO 9000.
 

A certificação de um Sistema de Gestão consiste em uma avaliação conduzida por um órgão independente (organismo certificador), por meio de uma auditoria de terceira parte, com o objetivo de verificar se determinados processos de trabalho estão sendo desenvolvidos em conformidade com uma norma específica. Assim, obter a certificação ISO 9001 é um reconhecimento importante que as organizações fazem questão de divulgar à sociedade.
 

Ao longo dos anos a ISO 9001 sofreu grandes transformações, sempre refletindo as melhores práticas de gestão a cada época. Veremos abaixo a evolução das edições da norma ISO 9001 no Brasil.

  • ISO 9001:1987 – Houve a edição da primeira versão brasileira baseada em normas britânicas BS 5750, publicadas em 1979 e, na época, o termo usado era Sistema de Garantia da Qualidade, dando destaque para ações preventivas, em lugar da inspeção final. As empresas geravam seus próprios requisitos, elaborando muitos procedimentos e instruções de trabalho, o que sobrecarregava os gestores com o excesso de documentos. As empresas possuíam duas metas: (i) produzir com a qualidade desejada e; (ii) conseguir isto ao menor custo da qualidade possível.
     
  • ISO 9001:1994 – Nesta versão exigia-se que as empresas provessem documentações para padronização dos processos nos projetos de desenvolvimento, produção, montagem e produto final, para viabilizar um controle qualitativo e quantitativo de seus projetos e produtos. A norma abordava termos técnicos para a manutenção de qualidade contínua. Houve uma melhoria nos entendimentos dos requisitos e garantia da qualidade como base para a certificação.
     
  • ISO 9001:2000 – Destacam-se nesta versão a inclusão do cliente como ponto chave nos processos. Houve uma redução dos elementos chaves na versão anterior deixando a norma mais consistente para propor entendimentos entre fornecedores, organização e cliente. Também houve a inclusão dos princípios de gestão de qualidade: Foco no Cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem de processos; Sistemática de gestão; Melhorias contínuas (PDCA); Tomada de decisões e relacionamentos com fornecedores.
     
  •  ISO 9001:2008 – Esta versão contemplou mudanças de redação que trouxeram maior clareza para interpretação, o que facilitou a transição da versão 2000 para 2008. O foco ficou direcionado para os resultados e para a melhoria contínua.
     
  • ISO 9001:2015 – Essa versão enfatiza a importância de um Sistema de Gestão bem estruturado e condizente com o direcionamento estratégico da organização, tendo incluído requisitos relativos a Análise do Contexto (interno e externo), mentalidade baseada em risco, gestão do conhecimento e gestão de mudança. Além disso, foi organizada de acordo com a “Estrutura de Alto Nível” (anexo SL de cada norma ISO), que consiste em uma forma padronizada de dividir as seções e que deve ser respeitada pelas novas normas ISO facilitando a integração entre elas.