O Serviço de Saúde alerta todos os servidores e terceirizados do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sobre os cuidados a serem adotados frente ao aumento de casos de febre maculosa no estado de São Paulo.
Atualmente, as regiões com maior número de casos são: Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. Nestes locais os hospedeiros do carrapato são, predominantemente, as capivaras e os cavalos, porém ele pode ser encontrado em outros animais. É importante salientar que nem todo carrapato está contaminado e nem toda picada transmite a doença.
Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que é transmitida através da picada do carrapato-estrela infectado. É uma doença grave e, se não tratada precocemente, pode levar a óbito.
Para que a transmissão ocorra, o carrapato infectado deve ficar grudado à pele por mais de quatro horas. Ele pode ser encontrado em áreas de Mata Atlântica e Cerrado, principalmente em beiras de lagos e rios, além das cidades.
Após a picada do carrapato, os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias. Se algum deles surgirem, principalmente em pessoas que tiveram contato com carrapatos ou estiveram em áreas com possível infestação do inseto, deve-se procurar atendimento médico imediatamente para iniciar o tratamento adequado.
Sintomas
Prevenção